Da internet a Gutemberg.

Segundo Platão (em Fedro), quando Hermes, suposto inventor da escrita, apresentou sua invenção ao Faraó Thamus, teve sua nova técnica elogiada pois supunha permitir ao ser humano lembrar o que de outra forma poderia esquecer. No entanto, o Faraó não estava satisfeito. “Meu hábil Theut, disse, a memória é o maior dom que precisa ser mantido vivo via treinamento contínuo. Com sua invenção as pessoas não mais serão obrigadas a treinar a memória. Lembrar-se-ão não por esforço interno, mas por virtude de um dispositivo externo.”

(…)

Hoje, ninguém compartilha essas preocupações por duas razões muito simples. Antes de tudo, sabemos que os livros não são formas de substituir nosso pensamento; ao contrário, são máquinas que levam a pensar-se mais ainda. Só após a invenção da escrita é que foi possível escrever-se obras-primas sobre a memória espontânea como Em Busca do Tempo Perdido de Proust.

Em segundo lugar, se em outros tempos as pessoas precisavam treinar suas memórias para lembrarem-se das coisas, após a invenção da escrita tinham que treinar para lembrarem-se de livros. Os livros desafiam e melhoram a memória; não a entorpecem.

– Da Internet a Gutemberg, Umberto Eco em uma conferência no Brasil. Uma salva de palmas para quem traduziu!

Anúncios

3 comentários sobre “Da internet a Gutemberg.

  1. Esse comentário não tem nada a ver com o post. É só por que esqueci o seu e mail. Eu já te falei do Magam e do Refrator? Dos wikis que nos criamos? Bom, visite-os.

    PS: Como vc colocou esses links no seu site, desse jeito, linkando co as figuras? Fica mais bacana… E não pude deixar de ser perceber também que são praticamente os mesmos que eu tenho no meu blog, só que lá eles são mais feios. É só o link mesmo, sem figurinha!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s