Conversa com a Chiq da Silva.

Com autorização da Carol, publico a resposta mais que satisfatória dela, falando um pouco mais sobre os projetos da Chiq da Silva. Trata-se de uma associação voltada para a proposição e realização de projetos arquitetônicos e urbanísticos com ênfase social e cultural:

Oi,

Realmente é muito importante envolver os moradores em todo o processo da reforma, desde o projeto até o pós-obra. Nos preocupamos bastante com isso. No caso da Ocupação Chiquinha Gonzaga, quando desenvolvemos o projeto de arquitetura, eles já eram bem organizados e participaram bastante na escolha do programa. Inclusive o térreo do edifício terá espaços para geração de renda e capacitação não só dos moradores do prédio como do entorno. Isto é muito importante para que eles consigam viabilizar o custo do comdomínio.

Em relação à obra, os moradores resolveram que não sairão do prédio durante as obras e tentaremos viabilizar isso junto a construtora. (A obra será licitada pelo governo do Estado e esta será uma condição do edital. Mas confesso que temos medo de nenhuma construtora se habilitar.)

Respondendo a sua pergunta, temos a intenção de colocar neste mesmo edital a exigência de contratação de x% de mão de obra local e fazer cursos de capacitação, mas não dependerá muito de nós, pois esta obra não será através de auto-gestão e quem formalizará o edital será o governo.

Em nosso Projeto da Gamboa, em parceria com a Fundação Bento Rubião e movimentos sociais, é diferente. Desde o início estamos mobilizados para fazer a obra com mutirão. Não inteiramente, pois trata-se de um edíficio grande, mas com certeza, em alguns serviços. Temos reuniões mensais com este coletivo e estamos começando a estruturar como será o mutirão, banco de horas, etc… A Fundação tem bastante experiência nesta área. De qualquer forma, além de capacitar os moradores é muito importante que eles se envolvam nos processos para que depois se apropriem da moradia e entendam que esta não possui valor de troca.

Abs

Carol Rezende

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s