Yes, nós temos banana…

23 de abril de 2010, editorial do jornal O Povo, Ceará:

A opinião pública do Ceará foi surpreendida, nesta quarta-feira do feriado de Tiradentes, pela notícia da execução do líder comunitário José Maria Filho, na localidade de Sítio Tomé, em Limoeiro do Norte. O corpo foi encontrado por populares. A vítima tinha 18 perfurações a bala.

José Maria vinha se destacando pela luta contra o uso de agrotóxicos na Chapada do Apodi, além de ser porta-voz da comunidade nas reivindicações desta, envolvendo várias questões que englobavam também denúncias sobre injustiças nas desapropriações, dos que foram desapropriados pelos grandes projetos de irrigação na Chapada do Apodi.

Chama atenção o caráter provocativo da execução realizada com quase duas dezenas de tiros, o que supõe uma tentativa de intimidação e não apenas o propósito de calar uma boca. Ou seja, um recado para os movimentos sociais que atuam na área.

Mais aqui.

Um artigo do pesquisador cearense José Júlio da Ponte sumiu do site do jornal. Publico-o aqui na íntegra.

Frutas e verduras: a dieta do câncer

José Júlio da Ponte
28 Mar 2009 – 00h51min

A FAO tem proclamado em seus boletins de saúde: “O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e, também, o terceiro do ranking em mortalidade por câncer”.

Até os anos 60, o câncer era uma doença de escassa frequência em nosso País, com cerca de 2% de óbitos. Todavia, a partir dos anos 90, sua incidência há crescido de foma vertiginosa, em mais de 5.000%. Causa e efeito, justo em um período de dez anos (1976 a 1985), crescia em mais de 600% o consumo de agrotóxicos em nossas lavouras. O crescimento destes – implicado em hortaliças, frutas e gêneros alimentícios envenenados – demandou uma preocupante assiduidade da enfermidade.

Câncer e agrovenenos são números ainda crescentes, em alarmante paralelismo. Ignorantes ou indiferentes a essa assertiva, médicos e nutricionistas — estes por excelência — continuam a prescrever dietas à base de frutas e hortaliças. Tudo bem que o façam, desde que advertissem para o consumo de vegetais saudáveis, oriundos de agricultura orgânica. Lavar frutas e verduras envenenadas em vinagre ou água corrente carece de qualquer validade, eis que os modernos agrotóxicos são sistêmicos, incorporam-se à seiva da planta. O fato é que, em quase todas as famílias, chora-se a perda de um ou mais entes queridos, vitimados pelo câncer.

Curioso é que, amiúde, o governo enceta campanha contra o álcool e o tabagismo, mas nunca contra os agrotóxicos, embora estes vitimem gradativamente a quase totalidade da população, enquanto o álcool e o fumo resumem-se a menos de 15%. Ocorre que as multinacionais dos agrovenenos são poderosíssimas. Tomate, batata, repolho e folhosas em geral, trigo, morango, uva, citros, melão, soja, maçã, pêra e mamão alinham-se entre as culturas mais identificadas com agrotóxicos. Inaceitável que pesquisadores e agrônomos, vinculados a instituições governamentais (Universidades, Embrapa, Emater, etc.) continuem a pesquisar e recomendar agrotóxicos. Por quê? Só sei que, em represália à minha luta contra tais venenos, cassaram-me a bolsa do CNPq que eu detinha há 20 anos. Igual destino teve a minha bolsa da FUNCAP.

JOSÉ JÚLIO DA PONTE
Professor-emérito da UFC, presidente da Academia Cearense de Ciência

Anúncios

2 comentários sobre “Yes, nós temos banana…

  1. Aqui em casa ganhamos um cacho de bananas sem agrotóxico.
    Tem também banana cancerígena. vou comer das duas.
    Primeiro a banana limpa. uhmmmmmm, boa.
    Agora a banana agroenvenenada… cof.. cof… bom também!

    é realmente preocupante… não somente pelo cancêr ao ingerir esses alimentos tão simpáticos. Mas também pela censura, a intimidação mostra que temos que ter pedras nas mãos, é guerra.
    Só que somente um lado ataca com força, o outro está engatinhando e sendo massacrado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s