As cidades e o desejo – Andurra.

Muito se fala de Andurra, cidade mais rica de todas as riquezas do reino. De longe se adivinha sua vida ostentosa e pulsante, o mercado abarrotado, caravanas chegando e partindo em todas as direções. Os vigias e os portões são como fantasmas. Ninguém os vê — mas todos sentem sua presença.

Caminhando pela cidade, o viajante encontra tudo que há para ser visto: aves-ôniz trazidas das colônias, jóias preciosas cintilantes do Chipre, temperos e escravos fortes vindos do mar. Pessoas de toda espécie andam pelas ruas, todas as línguas são faladas, monumentos são derrubados e erguidos em celebrações elegantes e vis.

O que há de mais notório em Andurra, porém, é sua absoluta falta de particularidades. Nada lembra Andurra: a dama que passa lembra Lízia, um cheiro Lucídia, um murmúrio que ecoa das paredes ou dos becos me leva a Marmúria, Ziles, Mirna… Vi as inúmeras cidades que visitei, os amores que sofri e os prazeres que nunca hei de viver. A fartura deixa os humores fartos: a atenção desagua nas coisas para derramar-se em seguida. Os rostos mal se erguem e novamente tornam a mirar o chão.

Aconteceu, subitamente, dos lábios secarem e o corpo clamar de sede. Um cansaço me subiu pelos pés como um calor pesado, e só então me percebi já encharcado de suor. Sem olhar o sol, sentia-o em minha nuca nítido como uma lâmina . Apressei-me à procura de água e só fui encontrá-la numa discreta nascente já fora da cidade. Saciado, ocorreu-me olhar para Andurra uma penúltima vez. Mas, quando me voltei, vi apenas a areia do deserto dourando no sol, e o ar era tudo o que se movimentava por lá.

Deixe um comentário

