O Caetano e o Rock. In Rio.

Defendi o rock na época em que ele era lixo cultural. E continuo defendendo hoje, mesmo contra a própria ultrasofisticação que tira o sangue da coisa, a pretensão, uma espécie de soberba e um pouquinho do tom blasé que acabou ganhando. Mas tem uma coisa que eu não gosto que é uma espécie de caricatura de imperador romano de filme de Hollywood, coisa que as estrelas do rock passaram a fazer. Então vinham aqueles grupos de rock americanos e ingleses com aquele jeito de imperador mesmo. Um negócio chato.

Por exemplo: tinha um festival de jazz aqui. Vinham Herbie Hancock, Chick Corea. Depois dos shows, saíam e tocavam com outros músicos. São puta gênios musicais. Já o rock permite que pessoas que nem têm tanto talento assim fiquem agindo como se fossem um imperador romano, uma bicha autoritária. Mesmo grandes figuras que admiro tanto, como Prince. Não gosto disso. Acho que é um equívoco, um erro. E o Rock in Rio era muito cheio disso.

Prefiro, por exemplo, ir para os Estados Unidos. Lá David Byrne vem cantar comigo ou divide um show. Em Los Angeles, Beck veio tocar comigo. Me telefonou, combinou, subiu no palco espontaneamente e cantou “Maria Bethânia”, “Baby” e “Tropicália”. Prefiro isso.

No Rock in Rio tive uma atitude violentamente anti-imperialista, mas não tenho ressentimento nenhum. Pelo contrário: tenho admiração pelos Estados Unidos, pelo cinema americano. Acho que eles contribuem para a alegria do mundo. Não tenho competência para me comparar aos grandes músicos americanos, mas já tenho um renome. E o país que eu represento já tem que ser tratado de uma maneira que o Rock in Rio, já naquela época, não podia fazer.

Só participaria do Rock in Rio se fosse uma coisa muito revolucionariamente pensada a partir disso que eu estou dizendo.

– caetano, em um texto disponível no seu site oficial.

Deixe um comentário

