O Portal de Aprendizado Sul-Sul sobre Proteção Social.

Do site da ONU:

Site mapeia programa social de emergentes
Portal elaborado por órgão do PNUD traz informações sobre projetos de proteção social de 94 países e abriga 150 estudos sobre o assunto

da PrimaPagina


O CIP-CI (Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo), um órgão do PNUD em parceria como governo brasileiro, está lançando um site para incentivar a troca de conhecimento e experiência sobre políticas de bem-estar social de países em desenvolvimento. O Portal de Aprendizado Sul-Sul sobre Proteção Social agrupa mais de 150 trabalhos na área e mapeia políticas públicas de 94 nações — de Brasil a Madagascar, de Índia a Zimbábue, de África do Sul a Timor Leste, de México a Ilhas Cook, de China a Trinidad e Tobago.

O portal inclui ainda notícias, eventos, um banco de consultores em temas como Aids, monitoramento e avaliação, direitos humanos e desenvolvimento humano (com minicurrículos dos 340 especialistas), e serviços que podem ser acessados mediante cadastro (fórum, envio de artigos e de sugestões de evento ou notícia). As bases de dados de estudos e consultores são divididas em subitens e têm mecanismos de busca por palavras-chave, para facilitar a procura.

“Buscamos ampliar a base de conhecimento e capacidades dos países em desenvolvimento de elaborar e implementar estratégias nacionais de redução da pobreza, fazendo uma ponte entre teoria, políticas e prática por meio de informação acessível e diversa sobre proteção social”, afirma a coordenadora da área de Aprendizado Sul-Sul no CIP-CI, Melissa Andrade. É por isso, acrescenta, que está sendo oferecido “um espaço em que as pessoas que lidam com o assunto podem compartilhar ideias, experiências e recursos”.

Uma das áreas mais ricas do site é a descrição dos programas de bem-estar social dos países em desenvolvimento. São abordados, às vezes em detalhe, às vezes sumariamente, programas de 19 nações da América Latina e Caribe, 45 da África, 11 do Pacífico e 19 da Ásia. A página sobre o Brasil, uma das mais completas, traz dados gerais sobre o sistema de proteção social brasileiro, uma apresentação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e informações sobre iniciativas como Bolsa Família, Cadastro Único e Sistema Único de Assistência Social.

Além disso, no portal há textos sobre 21 grupos regionais de cooperação sul-sul (como Mercosul e Unasul) e sobre quatro iniciativas globais, como IBAS (que reúne Índia, Brasil e África do Sul). O projeto, aliás, nasceu de uma parceria extrarregional: o Programa de Cooperação Brasil-África sobre Proteção Social, do CIP-CI, que começou em 2008.

O site foi lançado nesta quarta-feira, em Johanesburgo (África do Sul), durante o seminário “Um diálogo de políticas e aprendizado sul-sul sobre proteção social de longo prazo para o crescimento inclusivo”. Cerca de 80 representantes de governo e acadêmicos participaram dos debates.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s