Dica de leitura sobre economia.

Apropriação Indébita: como os ricos estão tomando a nossa herança comum. Esse é o nome do livro, e parece ser uma das minhas próximas leituras para esse ano:

A concentração de renda e a destruição ambiental constinuam sendo os nossos grandes desafios. São facetas diferentes da mesma dinâmica: na prática, estamos destruindo o planeta para a satisfação consumista de uma minoria, e deixando de atender os problemas realmente centrais. Como explicar que, com tantas tecnologias, produtividade e modernidade, estejamos reproduzindo o atraso? Em particular, como a sociedade do conhecimento pode se transformar em vetor de desigualdade?

O prêmio Nobel Kenneth Arrow considera que os autores de “Apropriação indébita: como os ricos etão tomando a nossa herança comum”, Gar Alperovitz e Lew Daly, “se baseiam em fontes impecáveis e as usam com maestria. Todo mundo irá aprender ao ler este livro”. Eu, que não sou nenhum prêmio Nobel, venho aqui contribuir com a minha modesta recomendação, transformando o meu prefácio em instrumento de divulgação. Mania de professor, querer comunicar o entusiasmo de boas leituras. E recomendação a não economistas: os autores deste livro têm suficiente inteligência para não precisar se esconder atrás de equações. A leitura flui.

Leia a resenha escrita por Ladislau Dowbor, professor de economia e administração da PUC-SP, autor de “Democracia Econômica” e “Da propriedade Intelectual à Sociedade do Conhecimento”, disponíveis em http://dowbor.org.

Deixe um comentário